REDE LA SALLE

Numa área agrícola de cem hectares, localizada na cidade satélite de Taguatinga, funcionou, desde 1963, o Instituto Agrícola La Salle, conhecido como IALS, que se tornou também um abrigo de menores necessitados por motivos de carência familiar.
   Junto ao IALS, funcionava também uma escola através de convênio de comodato com a Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), onde estudavam os menores internos e crianças dos arredores. Esta unidade escolar ficou denominada Centro de Ensino La Salle. O corpo administrativo, técnico e docente do estabelecimento eram pertencentes aos quadros da Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), bem como era de sua responsabilidade a totalidade do projeto pedagógico. Acrescente-se que toda proposta curricular, desde a pré-escola até a 8ª série foi adotada pela FEDF e aprovada para a Rede Oficial de Ensino do DF.
   Em 1998, a Associação Brasileira de Educadores Lassalistas (ABEL), mantenedora da atual Escola La Salle, solicitou à FEDF a devolução do prédio escolar, para a instalação de uma escola particular. Atendida a solicitação, a ABEL deu início à elaboração dos projetos necessários.Na mesma época já estava em andamento uma reforma geral e ampliação nos prédios escolares existentes, que se tornaram espaços confortáveis e de traços da moderna arquitetura.
   Ao longo de 1999 encaminharam-se os trámite legais em busca da continuidade das atividades educativas do Centro de Ensino La Salle, com a mudança de nome para Escola La Salle, homologada pela Secretaria de Educação através da portaria nº 136 de 23 de julho de 1999. Em outubro de 1999 a Escola La Salle iniciou suas atividades com edital de matrículas e divulgação. As matrículas iniciaram em 03 de novembro daquele ano.De 1º a 04 de fevereiro de 2000 aconteceu a primeira Semana Pedagógica, um marco na busca da construção do referencial teórico que deveria sustentar no corpo docente e administrativo a identidade institucional e dar força à proposta pedagógica lassalista na nova unidade de ensino.
   Após inauguração oficial, realizada no dia 5 de fevereiro, com celebração eucarística e bênção das instalações, iniciou-se, no dia 07, o ano letivo contando com um número de sessenta e uma crianças matriculadas nas suas cinco turmas: Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.O primeiro ano de escola, que encerrou com 70 alunos, transcorreu entre busca de caminhos, muita dedicação e atenção aos alunos e inúmeras apreensões, gradativamente ultrapassadas graças ao de todos os Irmãos e funcionários A confiança e a esperança de todo grupo continuaram intensos. Igualmente intenso foi o trabalho de divulgação e de acolhida de famílias visitantes que vinham conhecer o novo espaço educativo. Direção, professores, funcionários, todos estavam a fim de ver a escola crescer.
   Agora, no início de 2004, a escola conta com 480 alunos matriculados desde o Maternal até a oitava série.
Tratando-se de escola em período integral, várias estruturas físicas e pedagógicas precisaram ser criadas ao longo do transcurso, no intuito de dar estabilidade e sempre maior segurança ao projeto. Assim a sucessiva ampliação da área física com a construção de piscina em 2001, de salas especiais para educação física e de salas para Educação Infantil em 2002 e a recente ampliação e total reformulação da área da Educação Infantil, foram importantes avanços para a conquista do interesse da população da região.
    Com o período integral, a Escola La Salle de Águas Claras tenta retomar a idéia original de São João Batista de La Salle, de cuidar das crianças da manhã até à noite.

Águas Claras, Março de 2006

© ABEL LA SALLE - 2007 - Todos os direitos reservados.
Viva Jesus em nossos corações!