Proposta Pedagógica

1. Bases gerais
O trabalho realizado na Escola La Salle, Águas Claras, efetivando a Proposta Pedagógica Lassalista de Educação humana e cristã, parte da abordagem cognitivista, cujas premissas são a interação social e a atividade mental construtiva nos processos de aquisição do saber. Assim, o aprender não é visto como algo externo ao indivíduo ou exclusivamente interno é algo que se constrói a partir de referências históricas e sociais, interferindo neste processo fatores culturais e psicológicos.
Os componentes curriculares tradicionais (objetivo, conteúdo, metodologia, avaliação) são estruturados com base nas experiências educacionais de todo o país e das atuais pesquisas científicas na área.
A base matem uma unidade. As questões sociais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural) são tratadas de forma transversal, isto é, perpassam todo o conteúdo em todas as séries.2.Missão A Escola La Salle de Águas Claras tem como missão a educação, a um tempo humana e cristã, das crianças e jovens dedicando-se à sua formação integral e integradora. Para tanto, tem com o aluno o compromisso de auxiliá-lo no seu processo de construção do conhecimento e da sua vida. A didática do aprender a aprender e a formação do ser humano e cristão dotado de valores evangélicos, implicam em dinâmicas que constroem o cidadão capaz de acreditar no seu potencial, de intervir na sua própria vida e na realidade que o cerca e de colaborar na construção de uma sociedade melhor.3. Período integral e Período parcial A nossa opção por uma escola em tempo integral foi iniciativa inédita em Brasília. A nosso ver, ela proporciona maior chance ao processo de educação integral.
Como opção ofereceremos o período parcial no turno matutino.
No turno matutino serão ministradas todas as disciplinas obrigatórias do currículo do Ensino Fundamental.
No período da tarde, serão ministradas disciplinas complementares, que integrarão o currículo dos alunos participantes, assim como o plantão pedagógico e horário de estudo pessoal.
Assim as matrículas serão feitas por período
a) Período integral - 8h às 16h45m
b) Período parcial, da Educação Infantil à 4ª série:
Matutino, das 8h às 12h / Vespertino das 13h45min - 17h45min.
c) 5ª à 8ª série: Matutino 8h às 12h30min.
d) Ensino Médio - 7h10min às 12h30min


Os alunos que desejarem participar de atividades esportivas e culturais fora do seu horário de aula deverão inscrever-se nas opções disponíveis no Centro Esportivo.
4. Avaliação
AVALIAR... dar valor... verificar... revelar a verdade.
A avaliação é um procedimento indispensável ao sucesso de projetos que tem um processo de continuidade, e por isso mesmo tem necessidade de verificações periódicas de seu funcionamento, em vista de intervenções, tanto corretivas como incentivadoras, sobre todos os “atores” envolvidos.
Tratando-se de escola, o conceito de avaliação está diretamente relacionado com o conceito de educação que se adota. Assim se por educação entendêssemos nada mais que o processo de acumular conhecimentos, a avaliação limitar-se-ia a verificar o grau de presença de conhecimentos pretendidos, dentro de um espaço de tempo.
A Escola La Salle de Águas claras adota um conceito amplo de educação que está assim redigido na atual Proposta Pedagógica:
“consiste numa ação integrada de conhecer, provocar e acompanhar o ser humano no processo de seu crescimento em direção á maturidade, no nível físico, psíquico e espiritual e em sua dimensão cognitiva, afetiva e comportamental” (Escola La Salle, 2003).
Este modo de encarar a educação nos leva a uma avaliação de forte caráter qualitativo e formativo, que busca verificar e analisar os avanços e os entraves, e a proceder as correções necessárias. Certamente verificações quantitativas serão sempre necessárias e tem sua razão de ser na medida em que fornecem informações que ajudarão o aluno e o professor a atingir melhor qualidade.
Nosso conceito de educação implica também a formação de pessoas que pensem, participem, argumentem e aprendam a lidar com novos problemas. Assim o foco do processo ensino-aprendizagem não é aprender um conteúdo (resultado quantitativo), mas desenvolver processos pelos quais saberá em circunstâncias diversas, buscar conteúdos e também servir-se deles para pensar, argumentar e criar soluções.
Os indicadores de aprendizagem com as menções O (Ótimo), S (Suficiente), P (em Processo), I (Insuficiente)- registrados nos boletins, buscam indicar a situação do aluno em relação a quesitos necessários à boa continuidade de seu “crescimento em direção à maturidade”. Não é portanto uma “nota” totalizadora do aproveitamento numa disciplina, mas um indicativo de situação, que poderia ser assim interpretado:
I - Algo está falhando... Se continuar assim o seu processo de aprendizagem vai ficar difícil. Que tal descobrirmos o que é, resolver o problema e caminhar para o sucesso?
P - Você está no caminho certo e tem a capacidade para caminhar, mas andou muito devagar. Que tal descobrirmos um jeito de aproveitar melhor suas capacidades?
S - Você demostra que tem tudo o que necessita para continuar crescendo. Que tal aproveitar estas capacidades para crescer mais?
O - Você está legal. Aproveita bem suas capacidades. Que tal olhar para frente e descobrir e buscar sempre novos caminhos?
Sempre que o professor percebe que o aluno tem alguma defasagem que o impede ou lhe gera dificuldades para “continuar crescendo”, ele indicará esta situação pela menção P ou I. Ao aplicar esta menção, ele revela que está pronto e disposto a ajudar o aluno. Certamente uma porcentagem alta de situações em I e P indica presença acentuada de dificuldade, que merece uma atenção especial de todos os atores do processo ensino-aprendizagem. Contudo, qualquer que seja o número, é importante, e melhor para o crescimento do aluno, recorrer ao processo de recuperação.
Para a recuperação, o professor indicará e aplicará procedimentos corretivos, como o reforço e os trabalhos pessoais ou grupais. Em alguns casos há necessidade de aplicar também provas de verificação. Todos estes procedimentos visam reaver quesitos perdidos. Isto sempre exigirá do aluno um esforço, dedicação e empenho extras, além da orientação e apoio do professor e muitas vezes dos pais.
5. Recuperação
Os estudos de recuperação objetivam basicamente o alcance das aprendizagens consideradas indispensáveis para aprovação. Não se trata de recuperação de notas ou “facilitação de aprovação” ou rebaixamento de nível de ensino, mas de estratégia de atendimento mais específica ao aluno, possibilitando-lhe dominar as aprendizagens previstas.O procedimento será aplicado assim que for detectado o baixo rendimento do aluno.
Os estudos de recuperação são feitos de forma contínua e progressiva dentro do período letivo normal. A escola oferece, no regime de período integral, um horário específico de Plantão Pedagógico, ocasião em que as dificuldades específicas são tratadas de maneira mais formal e sistemática.